segunda-feira, 6 de junho de 2011

Síndrome da Largura


Pois é isso! Numa altura em que a maior parte dos Municípios, na requalificação das suas redes viárias, tenta negociar com confinantes o alargamento das vias de comunicação, na nossa terra, faz-se exactamente o contrário!!!
Preconceitos arquitectónicos descabidos, sem nexo de ideias, vagos, são o mote que define estas tomadas de posição. E as edilidades locais, teimam em aceitar, de ânimo leve estas agressões técnicas que se vão perpetrando nas nossas ruas. Ele é abrir as valas para colocar a reposição e depois deixa-se abertas durante um fim-de-semana, ele é colocar tout-venant´s desadequados, e agora … estrangula-se a entrada principal no Largo de S. Pedro de tal forma que … já se notam marcas de pneus nos lancis que aí colocaram. Vivemos tempos de Anarquia, isso sim! E cada vez mais se instala esta política. É ANARQUIA PURA!

Não é entendível por qualquer transeunte que por ali circule, a aberração declarada que se está a praticar. Talvez apenas um amigo (Tico) que em tempos tentou por aqui postar uma “posta de pescada” concorde com o executado.

Há coisas que se estudam em arquitectura (quem estudou arquitectura!) e isso era tido em consideração: o factor psicológico que as construções incutiam no observador. No caso de Almagreira, não chega já a sensação de asfixia que se tem ao cruzar a zona que inicia na Residência Paroquial até ao Banco, causada pelos edifícios que aí se encontram, ainda temos mais uma agravante que é a redução abrupta da largura da via. Para mais ainda com aquela curva descabida e tão reveladora de falta de gosto arquitectónico. No entanto, continua-se a abanar afirmativamente a cabeça como se se tratasse de uma solução correcta e corrente. Inexplicávelmente, em Almagreira, continua-se a abanar a cabeça aceitando o inaceitável, apenas para não evidenciar o total desligar de responsabilidades, evitar contestação.

Não sei se isso é o que temos, ou se é o que merecemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário