terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVO PROJECTO – LARGO S. PEDRO

Contráriamente ao expectado, foi apresentado o projecto de requalificação do “Largo de S. Pedro” em Almagreira. Com uma aparência bem diferente daquela que anteriormente aqui foi exibida num post (18 de Maio).
Excelente! O mundo, e Almagreira, precisam de ideias de vanguarda, de inovação!
Um projecto de autoria da Arqta. Nélia Fragoso, técnica do Município, terá sido apresentado na sede da Junta de Freguesia, e presumo, sob a forma de uma exibição multimédia, com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – o PowerPoint.

Em termos técnicos, não olvidando a minha formação, não emitirei opinião. Um projecto nasce de uma corrente de ideias pessoais, em que o próprio projectista interpreta o meio e a envolvente de forma pessoal. É a sua visão.

No que diz respeito à apresentação … um chorrilho de atropelos constantes à língua portuguesa, são o dominante.

Neste aspecto emito a minha opinião, porque não obstante a formação académica específica, não invalida que assassinemos indiscriminadamente a língua de Camões.

Atentemos:

- «Inicio de pavimento surelevado»
Poderá ser um novo termo técnico, ao jeito de Neufert. Desconheço!

- «Presença de elementos que caracterizárão o Largo “da Fonte”»
Ora bem: aqui temos duas hipóteses:
a)a 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo “caracterizar” - caracterizaram;
b)a 3ª pessoa do plural do futuro do indicativo do mesmo verbo - caracterizarão.

Bom! Resta-nos a “moeda ao ar”.

- “Melhorar as acessivilidades pedonais
A jóia da coroa … faz-me lembrar aquela lengalenga:
“Os vonveiros boluntários do vonvarral, vorraram as viqueiras das votas de vorracha numa vosta de voi!”

- “Previligiar as pessoas
Garanto-vos que este texto, se fosse escrito em WORD, estava todo translineado a vermelho.

E por oje, por aqi ficu!

E não esqueçam: A menos que seja absolutamente necessário, não imprima este POST.
Há cada vez menos árvores no nosso Planeta. Proteja o ambiente.

3 comentários:

  1. Boa tarde!

    Caríssimo António (ainda não descobri como é que gostas mais de ser chamado, e com isto espero não estar a pisar o risco ao tratar-te por "tu"), é preciso compreender que esta "coisa" deve ter sido feita à pressa, daí os atentados à língua portuguesa. Agora a sério, mesmo que fosse em excesso de velocidade, pelo menos no âmbito profissional é exigido que se reveja o trabalho realizado. Isto é horrível! E ainda zombam de pessoas com a quarta classe!

    ResponderEliminar
  2. Caro Eng. Justo.

    Es ca dos meus!!!

    Polemico quanto...(v)baste!!!

    No meu tempo e da saudosa Prof D. Elisa, "a Senhora em questao" seria corrigida com 6 reguadas em cada mao...se fosse no tempo do Prof Amandio ai levaria umas 12 reguadas em cada mao mais uns pontapes no dito cujo ate ao assento na cateira se nao fosse "por ele"suspenso no mesmo trajeto pelas orelhas!!!
    Cumprimentos EA.

    PS. Sera que no projeto "rotunda" esta calculado a circulacao dos muitos camioes e semi-reboques para poderem fazerem o circulo sem prejudicar o que vai ser feito e ou danos de materiais, ou ate sem violacao das leis de transito?. Ou o projeto esta a ser feito a imaginar os futuros carros de bois e carrocas puxadas por burros, para assim poderem cumprir as regras de transito na rotunda?!.heeheheheh... ... ...

    ResponderEliminar
  3. Conterrâneo Ernesto:
    Pois relativamente ao post scriptum que colocou, a circulação dos semi-reboques não está acautelada!
    Aqui há um ano (ou mais), eu tive o trabalho de fazer uma apresentação em PowerPoint, sem erros ortográficos, e apresentei-a na Junta de Freguesia sobre o largo da Fonte e a Rua dos Serviços Sociais. Foi apenas com o intuito de dar o meu contributo, porque havia lá por Almagreira umas vozes que diziam que o "filho do grilo" criticava, mas não dava nada a ninguém!!! Fiz um estudo sem cobrar um cêntimo a ninguém e apresentei a conclusão que achava que que era a ideal.
    Mas voltando à sua questão, de facto, um semi-reboque, ou como aí nos States há alguns, um big chevy texano, vai ter sérias dificuldades em virar do lado da casa da Sra. Marquinhas em direcção à Junta. Pela rua do Canto (onde mora o Juca) também não pode circular. Os raios de viragem dos veículos é tão limitado que ... e desculpem-me, mas acho que devemos agarrar o touro pelos cornos ... o largo não devia ser reduzido!!! A questão da proibição de estacionamento: completamente de acordo, mas agora reduzir ... Acho que não.
    Sempre dei o meu contributo técnico em prol da terra que apelido de minha("pro bonno"), quando achar que o devo fazer. Por acaso as pessoas não sabem, mas eu faço muito trabalho deste tipo, não no meu concelho, mas para concelhos vizinhos.

    ResponderEliminar