domingo, 24 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA AOS ALMAGREIRENSES



Marlene Vaz Matias *

«Autarca de Almagreira diz que ARSC “não quer” novo Centro de Saúde»

Caro Almagreirense:

Foi do conhecimento de todos vós, uma reunião que decorreu no passado dia 15 de Janeiro, na sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Almagreira, promovida pela Junta de Freguesia. O motivo desta reunião, foi a situação da extensão de saúde e o TGV.
Estranhamente, falando de assuntos relacionados com a Saúde, nenhum responsável pelo organismo (local ou regional), esteve presente.
Quanto ao segundo assunto, não vou fazer referência.
No tocante ao primeiro, quero dirigir-me a vós, na qualidade de membro voluntário da Comissão de Acompanhamento que o Sr. Presidente da Junta propôs constituir.
Esta comissão, para terem uma noção generalizada, tem o intuito de acompanhar, a partir deste momento, o desenrolar dos acontecimentos relacionados com a extensão de saúde: remodelar o existente, ou construir um novo. Quanto à segunda hipótese, em declarações prestadas pelo Sr. Presidente da Junta e Vereador da Câmara Municipal, não acontecerá porque “a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), NÃO QUER, e eles fazem e decidem o que bem entendem”. Tudo isto depois de nos comunicarem que dispõem de projecto e terreno para um novo!
Escusado será dizer, que todos os presentes ficaram indignados, incrédulos até, o que se pôde concluir pelas inúmeras intervenções que houve.
Mas falando da Comissão de Acompanhamento, esta, tinha a função de ouvir em “primeira mão” conclusões das diversas acções que iriam decorrer deste processo. Como membro de uma “Comissão de Acompanhamento” achei que a minha função seria acompanhar todas as acções, e não ouvir as suas conclusões. Essa foi a responsabilidade que assumi perante os Almagreirenses.
No dia 18 de Janeiro, decorreu então, uma vistoria às instalações temporárias de funcionamento da extensão, enquanto decorressem as obras de requalificação. Curiosamente, de uma Comissão de 3 elementos, só eu compareci.
Até aqui, nada de novo, nada a salientar. Fui praticamente convencida de que a solução seria a requalificação do nosso “posto médico” sem outra alternativa possível, por imposição da ARSC.
Como me senti comprometida com todos vós, e como não sou de baixar os braços facilmente, atrevi-me a promover um encontro pessoal com a ARSC, na tentativa de ouvir das suas bocas, a posição que este organismo tem.

Qual o meu espanto, onde tudo o que foi dito, e atestado por jornalistas na reunião, foi TOTALMENTE DESMENTIDO!

A ARSC não tem conhecimento de:
1º - Se pretender construir uma nova Extensão de Saúde em Almagreira;
2º - O Município nunca apresentou propostas para a edificação de um novo edifício;
3º - Existir um projecto, aprovado pela Câmara Municipal para o mesmo;
4º - Haver terreno adquirido.

Foi dito ainda que, da parte da Junta de Freguesia, nunca houve um contacto directo com a ARSC para apresentação do projecto e pretensão. Houve sim, uma comissão de 3 pessoas, que se deslocaram a Coimbra, sem ter efectuado a devida marcação de entrevista, motivo pela qual não estava assegurada a sua recepção pelos membros da Direcção.

Concluindo, acho que é tempo de termos conhecimento de que lado está a verdade!
É tempo de saber o que efectivamente aconteceu nos últimos 16 anos!

É tempo de todos os Almagreirenses saberem quem realmente NÃO QUER CONSTRUIR O NOVO CENTRO DE SAÚDE!

* - Membro da Comissão de Acompanhamento PRO-CENTRO DE SAÚDE de Almagreira

7 comentários:

  1. ...ja nada me espanta, no que toca a argumentos para que nada seja feito, desta vez a culpa é da ARSC que "chumbou" um projecto que nunca lhe foi apresentado... é mais do mesmo... nos ultimos tempos so se fala do TGV e do Centro de Saude, no meu entender para desviar as atençoes de outras materias tambem extremamente importantes, saneamento, rede viaria, jardim de infancia e as suas necessidades( enormes)....

    ResponderEliminar
  2. Marlene, é mesmo bonita, caramba…

    È assim mesmo, olho vivo e pé ligeiro. Nunca se sabe quando nos podem enganar. A ser totalmente verdade a versão da ARSC, é uma pouca-vergonha, é brincar com a saúde e boa-fé das pessoas, e isso, não se faz.

    Já pensou, talvez em nome da Comissão de Acompanhamento, em enviar uma carta ao Presidente dando-lhe conhecimento da posição da ARSC e pedindo-lhe que esclarecesse a situação, e outra para ARSC dando conta da informação da Câmara e pedindo, igualmente, explicação. Assim por escrito e preto no branco, deixará de haver o dito por não dito e os "mal-entendidos" oportunos para os que andam a fugir à verdade.

    O seu post merecia ir também para o Farpas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Ferreira:
    Folgo em vê-lo por este blog.
    Atenção aos comentários a respeito da Marlene. É que o Administrador do blog tem parte interessada na pessoa visada!
    Brincadeira!
    É destas brincadeira que os blogs também evoluem. Não só de conversas amargas.
    Não deixe de saber notícias da 3ª maior freguesia do concelho, mas a mais ostracizada.

    Um Abraço grande para o Jorge e também para Lagos!

    Justo Domingues

    ResponderEliminar
  4. Amigo, só procurei ser como o Senhor, seguramente, ainda assim, não tão Justo.

    A Srª que me tem há mais de 20 anos também, aos meus olhos e de muítos, é lindissima. Se, e quando lhe dizem isso, castamente como é o caso, o bem que lhe faz ela também o faz a mim, que sou marido, não dono do desse tesouro. Dizer bem a quem o merece, não é ofensa, é dever de Justiça.

    Um abraço para ambos e felicidades.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Jorge (se me permite a familiaridade):
    Não leve o meu comentário tão a peito. Apenas quis fazer uma brincadeira consigo.
    Mas um dia destes, havemos de comer um bom par de D. Rodrigos, ali na esplanada por detrás dos CTT em Lagos, e concerteza que iremos falar mais sobre o assunto, com a visada ao nosso lado.
    Sabia que foi na parada do CICA5 que dei os meus 1ºs. passos. É verdade! Morei em Odeáxere.

    Um grande abraço, com muita estima e consideração.

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem, ambos brincamos.
    Não sabia que tinha vivido nesta terra marafada que é Léeeegues. Já não sou do tempo do CICA 5. A Taquelim conheço bem, é de amigos e clientes. Tem estado fechada para obras, deve abrir dentro de um ou dois meses, completamente renovada e moderna. Na propriedade da família da minha senhora está, há quase um século, a Padaria Central -a Flor dos Papo-secos, onde os ditos, ainda hoje, são feitos com as devidas e sempre tão apreciadas "maminhas". Quando vier por cá diga, o meu escritório fica no Centro e terei muito gosto em o receber e à sua família.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo Jorge!

    Valha-nos a "pilinha do menino Jesus", que fiquei corada quando teceu tamanhos elogios á minha pessoa!!! E olhe, não ligue ao meu marido, os elogios caem sempre bem á auto-estima de uma dama, por isso esteja á vontade!

    Agadeço sinceramente a sugestão que fez, relativamente a um assunto tão delicado, e que tanta tinta tem corrido. Fico com o registo.

    Seria um enorme prazer um dia conhecê-lo, até porque nos vamos "cruzando" aqui numa "casa" ao lado, o que nos vai tornando de alguma forma mais familiares. Espero que esse dia, seja no dito jantar/convívio do farpas. Até lá, mais uma vez obrigado, e até breve.

    Abraço

    ResponderEliminar