terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Velocidades estonteantes

O limite de velocidade nalgumas zonas urbanas vai ser reduzido para 30 km/hora.A medida faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária que vai definir os locais onde deve ser imposto o novo limite.

Na prática, será mais uma medida a não cumprir. Cada vez mais se observa que, os automobilistas, por força do quotidiano atribulado em que nos inserimos, numa sociedade em que tudo tem de ser rentabilizado, o tempo, é o recurso mais importante.
Os limites de velocidade não são cumpridos, de todo. Cada vez mais se pode observar, frente a zonas escolares, autênticos Fittipaldi’s do asfalto, aceleram a velocidades estonteantes sem olhar sequer ao enquadramento local.
Muitas vezes, recorre-se às malfadadas lombas, que segundo alguns críticos, não cumprem as regras técnicas de adequação.
Mas em Almagreira, nós estamos bem à frente! Não há radares dissimulados, não há muitas lombas (excepto 2: junto ao Centro de Saúde e outra na Escola).
Em Almagreira, foi desenvolvida uma técnica simples e eficaz: Os arruamentos asfaltados, foram deixados degradar, de tal forma, que se abriram enormes crateras, onde o condutor mais incauto, numa velocidade média de 15 Km/h, poderá provocar danos irreversíveis à sua viatura. Temos o exemplo, ainda numa fase pedagógica de redução de velocidade, a estrada Almagreira – Paço e outra, já com provas consolidadas, no troço Almagreira – Portela.
Um exemplo a seguir, uma técnica de cidadania ajustada e com resultados excelentes.
Enfim, nem tudo é mau por cá!

2 comentários:

  1. O condutor deve ser consciente e adaptar a sua condução ao local, estado da via, condições climatéricas, ao veículo, aos perigos que podem surgir.
    É fundamental apostar na segurança rodoviária e na consciência de que a condução reveste-se de uma enorme responsabilidade, mas não é muito agradável andarmos a um ritmo próximo dos caracóis.
    Mas mau mesmo é quando temos um limite de 80 e há um caramelo qualquer que vai à nossa frente a menos de 50, isto é de pôr os nervos em franja, principalmente quando estamos apressados.

    ResponderEliminar
  2. Lamentavelmente é esta a realidade dos contribuintes, sim contribuientes pois em Almagreira ainda se pagam impostos, sendo que deveriamos de ser isentos de pagar pelo menos o imposto de circulaçao automovel, dadas as condiçoes em que se encontra a rede viaria da nosso freguesia, em contraste com a rede viaria da maioria das freguesias do nosso conselho, uma vergonha, e por incrivel que pareça nao existe renovaçao à vista...

    ResponderEliminar