sábado, 30 de janeiro de 2010

O Complexo do Dinossauro


Não vou escrever sobre o tão conhecido e estimado Faria. A relação com os dinossauros para o tema, será outra. É o conceito de antiguidade.
Lembro-me, quando era criança, de olhar o mundo sobre uma perspectiva completamente antagónica. Alguém tinha 20 anos, era já um “homem”. Alguém que tinha 40 anos, era um “senhor”. Acima destas faixas eram uns “senhores já velhotes”.
Hoje a perspectiva, é diferente. Enquadrando-me na faixa etária “da ternura dos 40”, continuo a achar, que ainda sou um jovem, remetendo todos os conceitos anteriores para as faixas 20 anos acima da minha.

Generalizando, estes conceitos a todos se aplica, dentro dos intervalos numéricos que cada um concebe.

4 Anos!

Falando de 4 anos, para muitos este período de tempo é um grão de areia na ampulheta da vida. Onde a areia cai ininterruptamente até vazar totalmente a ampola que o confina.
Para outros, 4 anos, é uma imensidade de tempo que lhes confere experiência e sapiência. 4 anos é sinónimo de maturidade. É o período em que alguns políticos acham que atingem o pleno conhecimento o “savoir faire” que os faz rejubilar perante uma população que teima em se manter entorpecida perante a sua actividade.
No entanto, alguns políticos, desdenham dos “novos políticos” que agora entraram no plateau da discussão pública de tudo aquilo que preocupa o eleitorado.

Mas vejamos: há políticos, apesar de já serem maduros na política, do alto do seu pedestal, nunca fizeram nada … nada pelas populações que os elegeram. Nunca lutaram pelos direitos dos que os seguem. Mantêm-se petrificados ante o burburinho de uma comunidade. Por outro lado, os “novos políticos” recém chegados à actividade mundana de lutar em prole de uma comunidade, em poucos meses agitaram mentalidades, espicaçaram sentimentos e fizeram despertar a natureza prescrutadora da consciência que há muito havia adormecido.

Este é um pensamento para aqueles que julgam que “politicar” é só para os “velhos”. Ser “velho” não são 4 anos. Os dinossauros têm muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário